Este Blog serve para divulgar as atividades que ocorrem na Associação Escoteira Isaac Bauler (ASESIBA), do Grupo Escoteiro Isaac Bauler 011/RS (GEIB) e do Grupo Escoteiro Mate Amargo 175/RS (GEMA).


Sede Arlindo Corrêa de Barros Neto - Rua João Guimarães, 152 - Bairro Santa Cecília em Porto Alegre/RS.

11 junho, 2012

Atividade de Educação Ambiental no Arroio Dilúvio, MUTECO 2012

Melhor Possível, Sempre Alerta, Servir!!!

Em uma manhã muito, mas muito fria, os jovens dos Grupos, GEIB 011/RS e GEMA175/RS estavam reunidos desde cedo, em frente a sede da ASESIBA.
A Atividade era:  MUTECO 2012, com foco na Educação Ambiental.
Chefe Lopez foi o criador e coordenador, desta incrível oportunidade que nossos jovens tiveram para conhecer de perto e vivenciar na prática o que é a Educação Ambiental.
Todos motivados e ansiosos, para conhecer a realidade do nosso Arroio Dilúvio, apesar de conhecermos a degradação deste, ao passarmos pela Av: Ipiranga.
Com o ônibus nos esperando,  embarcamos e fomos até o Parque Sant'Hilaire, conhecer a barragem da Lomba do Sabão, onde as nascentes do Arroio Dilúvio deságuam. Chefe Lopez nos informou que, esta Barragem é a segunda em importância, pois será dela, que será captado água, caso haja algum problema na captação do Lago Guaíba.
Coberta de geada, as margens da barragem já nos mostravam o lixo depositado, o avanço de residências às margens da Barragem, depositando seus esgotos e seus lixos nela.
Após uma explanação muito bem feita, com perguntas dos jovens, fizemos a primeira coleta de amostra de água para posterior análise.
Enquanto estávamos no Parque Sant'Hilaire, a Equipe de Reportagem da BAND/RS nos acompanhou e fez algumas imagens, para registro e reportagem, que foi ao ar no sábado à noite.
Os contatos com a Equipe da BAND/RS, foram feitos pelo Chefe Rafael Lopez , quando este deu uma entrevista na sexta-feira dia 08/06 às 14:30hs para a Rádio BAND/AM, falando da nossa Atividade, o que é ME, e qual o objetivo por trabalharmos este assunto.
Após sairmos do Parque Sant'Hilaire, fomos ao segundo ponto de captação de amostra d'água, e observação da ação humana em nossos mananciais. Embarcamos no ônibus e fomos até a Unidade da UFGRS no Campus Agronomia, conhecer a Barragem Água Branca. Lá constatamos o mau cheiro, espumas, e a água de cor cinza; acompanhados pela Equipe de Reportagem. Fizemos nossa coleta e fomos aos demais pontos de observação e captação de amostras d'água.
Percorremos o trajeto do Arroio Dilúvio já na AV: Ipiranga. Em vários pontos, fizemos coletas, observações dos jovens do lixo acumulado, com pneus, pára-choques de carros e outros objetos.
Em uma pequena jornada pelas margens da avenida, fomos parando, analisando, cheirando e compreendendo a importância de tratarmos nosso esgoto, para que não vá diretamente na água, evitando assim a morte do Arroio Dilúvio.
Chefe Lopez providenciou uma bela faixa, que foi conduzida pelos jovens, junto à nossa jornada e nos momentos em que estávamos nos deslocando.
A parada final foi no Anfiteatro Pôr do Sol, onde o Arroio Dilúvio termina junto às margens do Lago Guaíba.
Captação final de amostra, os jovens puderam ver e se espantar com a sujeira, restos de animais mortos, lixo e muitas outras coisas, que é a realidade atual destes dois grandes fornecedores de água de Porto Alegre.
Foram tiradas muitas fotos durante todo o trajeto e captação de amostras, para registro da atividade, posterior faremos uma pasta somente com estas fotos no PICASA, para que todos possam ter acesso.
Ao chegarmos à sede, nos aguardava um delicioso almoço feito pela Equipe de Pais de Apoio da Alcatéia.
Às 14:00hs, Cerimonial de Bandeira, com o Serviço do Ramo Sênior/Guia, um breve descanso,  recomeçou a atividade com a análise química da água, que coletamos  durante o trajeto.
Importante salientar, o Ramo Sênior/Guia foi imprescindível, na ajuda das coletas, anotações de dados e na prática do aprender fazendo....PARABÉNS!
Olhos espantados, reações espantadas dos jovens, em verificar o quanto as amostras modificam, quanto mais longe da Barragem inicial foi coletada, que já não é a ideal, pois o resultado,  não deixa que a  ilusão da água transparente nos iluda.
No Cerimonial de Arriamento das Bandeiras, todos foram unânimes em agradecer a brilhante idéia do Chefe Lopez, sua dedicação e empenho a esta atividade, o saldamos com a Palma Escoteira, muito merecida.
Esperamos que esta atividade, tenha tido o impacto necessário,  para que mudemos nossa forma de ver e de agir, pois, só mudamos o mundo, quando modificamos a nós próprios.
Agradecimentos Especiais à Equipe de Apoio de Pais da Alcatéia, a Diretoria, pelo apoio, e principalmente aos jovens, que saíram de casa e enfrentaram a semana mais fria e o sábado com geada, para aprender, e vivenciar a Educação Ambiental, PARABÉNS À TODOS.
Linck do Jornal da BAND/RS, com a reportagem da atividade.

SEMPRE ALERTA PARA SERVIR O MELHOR POSSÍVEL

Dulce Helena Porcher
Akelá
GEIB 011/RS
ASESIBA



Nenhum comentário:

Postar um comentário