Este Blog serve para divulgar as atividades que ocorrem na Associação Escoteira Isaac Bauler (ASESIBA), do Grupo Escoteiro Isaac Bauler 011/RS (GEIB) e do Grupo Escoteiro Mate Amargo 175/RS (GEMA).


Sede Arlindo Corrêa de Barros Neto - Rua João Guimarães, 152 - Bairro Santa Cecília em Porto Alegre/RS.

07 junho, 2009

Mutirão de Ação Ecológica do 5º Distrito Escoteiro na Ilha do Pavão na sede do Grupo Escoteiro Guia Lopes

Mutirão de Ação Ecológica e Fogo de Conselho de aniversário do Grupo Escoteiro Isaac Bauler.

Sempre Alerta:

Em um sábado muito lindo de céu azul e muito frio, a Asesiba compareceu em peso ao Muteco. Estavam muito legais as atividades do 5º distrito Escoteiro na Sede do Grupo Guia Lopes.
A Asesiba contou com a participação da Alcatéia, Tropa Escoteira e Tropa Sênior.
As Atividades oficiais começaram com a posse do novo Comissário Distrital do 5º Distrito, Breno Nunes Dias. Com a presença do Diretor presidente da UEB, Carlos Eduardo Chaise e asessores, Diretorias dos Grupos presentes e a participação dos jovens.
A Asesiba foi presenteada pela diretoria do Grupo Escoteiro Guia Lopes com a foto do chefe Isaac Bauler. Reafirmando o entrosamento e as afinidades destes dois Grupos, e  homenageando o Grupo Escoteiro Isaac Bauler pelos seus 41 anos de atividades escoteiras.
A Cozinha, capinaneada pelo Chefe Amilton, arrancou elogios pela organização do cardápio e pela comida excelente. Sua auxiliar Chefe Kátia o ajudava nas tarefas para que tudo estivesse pronto na hora determinada.
O quiosque do Grupo Escoteiro Issac Bauler e Mate Amargo, se diferenciava pela bandeira do Grupo Issac Bauler e pelo aroma de sua comida.
A animação dos chefes e a boa visinhança entre os quiosques também foi motivo de observação dos demais chefes. O chimarrão não faltou e até a pipoca esteve presente causando vontade nos demais Grupos.
A Diretoria da Asesiba estava presente, dando suporte aos jovens.
A chefia dos Grupos também se empenhou em oferecer os nossos jovens toda a estrutura necessária. 
Além do  Chefe Rafael Coelho da Trindade, da Tropa Escoteira, também acamparam na Ilha do Pavão, a Mestre Camila Kersh, o Diretor Presidente da Asesiba Paulo Trindade, a Chefe Kátia Paludo e o Assistente da Tropa Sênior, André Paludo.
A Alcatéia Tupanciretã estava com todos os Lobinhos e Lobinhas neste grande atividade Ecológia. Os Velhos Lobos estavam em peso dando suporte para as atividades de bases. 
Os Lobinhos fizeram muitas atividades plantando mudas de temperos e aprendendo dicas de consumo conciente. Em combinação prévia com os pais, decidimos pela não participação da Alcatéia no Fogo de Conselho, pois estava muito frio e tínhamos Lobos com a saúde fragilizada. Apesar do Frio os Velhos Lobos da Alcatéia à representaram no Fogo de Conselho.
A Tropa Escoteira, com o suporte dos pais e chefes, veio de ônibus para o Cais do Porto, onde era o ponto de encontro dos Chefes com seus jovens. Ao chegar montaram o campo e se prepararam para um dia de grandes atividades. No domingo fizeram bancos de bambu e garrafas Pet e relógios com materiais plásticos que podem ser reaproveitados. As patrulhas foram misturadas para que os jovens tivessem a oportunidades de conhecer e confraternizar com jovens de outros Grupos Ecoteiros. O almoço de domingo foi realizado pela D. Santa, mãe do chefe Rafael Coelho da Trindade, que apóia e ajuda a Asesiba, também em outras atividades, sempre com muito carinho. Obrigado D. Santa, sua comida é MARAVILHOSA.
Tropa Sênior no sábado confeccionou barcas de garrafas pet e fez uma regata com os jovens. Muito sisal, fita adesiva e bambus chamaram a atenção de vários Ramos. Aprenderam outras técnicas de reaproveitamento de materias reciclados, o que trouxe uma concientização maior para apreservação do meio Ambiente.
Uma equipe de repórter do jornal Correio do Povo esteve presente no Muteco  e se impressionou muito com o trabalho realizado pelas Tropa Sêniors do 5º Distrito. Fez uma matéria com foto na Capa do Jornal de domingo, dando destaque e enaltecendo a preocupação do Movimento Escoteiro com o Meio Ambiente. Parabéns Tropa Sênior. 
Após as atividades do sábado, tivemos  o Fogo de Conselho em homenagem ao aniversário do Grupo Escoteiro Issac Bauler que completou 41 anos de atividades. Tivemos a presença de pais e antigos membros Escoteiros do GEIB.  Com a apresentação da Mestre Camila e a animação do Chefe Rafael, o fogo aqueceu os corpos e as almas. Pudemos confraternizar, dar boas risadas com as peças e dançar ao som das canções.
Todos os Grupos presentes no Mutirão de Ação Ecológica, estavam presentes no Fogo de Conselho, com seus jovens enaltecendo o espírito Escoteiro.
Após o Fogo de Conselho, foi servido um maravilhoso Feijão Tropeiro com arroz e massa para dar aquela aquecida e recarregar as baterias gastas com tantas atividades.
Pais e Chefes de outros Ramos jantaram e se despediram dos jovens e voltaram para Porto Alegre.
Ainda houveram jogos noturnos e depois o merecido descanço. 
No domingo as atividades continuaram intensas.
Após a Bandeira final os jovens retornaram para a sede da Asesiba, onde foram recepcionados pelos pais e responsáveis.
Muitas histórias e momentos agradáveis ficarão na nossa memória.
Até o próximo Muteco.
Enquanto isso, nos encontraremos sábado que vem.
Lembrando que a Alcatéia Tupanciretã  não comparecerá a Atividade do dia 13/06/2009, pois, os Velhos Lobos estarão em Curso: Encontro de Velhos Lobos,  no Parque Sant'Hilaire.
Até dia 20/06/2009.
Um abraço fraterno,
Akelá
Dulce Helena Porcher
GEIB 011/RS  

Nenhum comentário:

Postar um comentário